Unit economics são indicadores que resumem o desempenho e a viabilidade das empresas expressados em base unitária (por cliente). Estes indicadores nos permitem observar a recorrência e usabilidade dos nossos produtos e serviços de acordo com o comportamento dos nossos clientes.
No Banco Inter, utilizamos:
Clientes ativos por mês (Monthly Active Users – MAU)
O MAU é a mensuração do número de clientes ativos em um mês, ou seja, aqueles clientes que efetivamente compraram ou utilizaram algum dos nossos serviços durante o mês analisado.
Uma variação do MAU, também muito utilizada, é o QAU (Quarterly Active Users): clientes ativos por trimestre; ele segue a mesma lógica do MAU.
Custo de aquisição de clientes (CustomerAcquisitionCost – CAC)
O CAC é o custo de converter um cliente em potencial para de fato comprar um produto. No nosso caso, este produto é a Conta Digital.
Esse indicador é calculado através da divisão dos custos total de marketing digital, distribuição e produção de novos cartões múltiplos e despesas de pessoal de abertura de conta pelo número de clientes adquiridos no período em que esses custos foram contabilizados.
Custo de servir (Cost to Serve – CTS)
O CTS analisa os custos necessários para atender e servir um cliente durante determinado período. São inclusos nesse cálculo os gastos com, por exemplo: funcionários do setor de atendimento, tarifas bancárias que não repassamos aos nossos clientes e despesas operacionais e administrativas.
Para calcular o indicador, dividimos esses custos pelo número de clientes ativos do período analisado.
Índice de cross-selling (Cross Selling-Index – CSI)
O CSI mensura a venda cruzada entre os produtos e serviços ofertados pelo banco. Nele conseguimos verificar o número médio de produtos consumidos por cliente, atestando a lealdade e o fortalecimento do relacionamento com nossos clientes e a monetização deles.
Receita média por usuário (AverageRevenue Per User – ARPU)
O ARPU geral calcula o valor da receita que cada cliente gera em média para a empresa em determinado período, consumindo produtos e serviços do banco. Assim, dividimos as receitas de serviços somadas às receitas de crédito pelo número de clientes ativos do período.
Calculamos também o ARPU de serviços e o ARPU de crédito separadamente, para compor nossa análise do ARPU geral.
No ARPU de serviços calculamos o valor das receitas geradas por cliente ativo que consomem nossos serviços de floating, câmbio, cartões, corretagem de seguros, rendas de comissões e colocação de títulos, rendas de corretagens e operações em bolsa e/ou administração de fundos.
No ARPU de crédito calculamos o valor das receitas geradas por cliente ativo que consomem nossos produtos de crédito imobiliário, empresas e/ou consignado, ou seja, dividimos nosso Net Interest Income (NII), pelo número de clientes ativos do período.
Os indicadores de unit economics são calculados usando nossos dados internos. Embora esses números sejam estimativas precisas, existem desafios inerentes à medição. Buscamos aprimorar continuamente nossas estimativas de base de usuários e isso pode resultar em alterações na metodologia utilizada e / ou no recálculo de dados históricos.